Melindres

Melindre é a facilidade em se ofender; suscetibilidade1. Em um grupo de pessoas, pelos atritos, pela incompreensão ou pelas mágoas, ele se torna mais comum.

Na Casa Espírita também podem acontecer situações onde as pessoas se sintam melindradas. Na busca de melhor servir a causa espírita, acontecem, muitas vezes, críticas, discussões, dificuldades, cujos objetivos são o acerto e a contribuição para o crescimento do movimento espírita.

A mágoa, a ofensa e o ressentimento que advém desses embates refletem o orgulho e a imaturidade ainda presentes no trabalhador espírita. Por isso, avaliar conscientemente porque nos melindramos faz parte da reforma íntima e da construção da maturidade espiritual.

Vigiando nossos pensamentos e comportamentos – e não os do nosso irmão – compreendemos que todos possuímos dificuldades em nosso íntimo que devem ser superadas. Adquirir paciência e humildade é conquista de cada um, independente da função que exerça na Casa Espírita.

Conscientes de que não somos mais importantes que o ideal que abraçamos, devemos estar sempre dispostos a servir a causa espírita, jamais abandonando a tarefa que nos foi confiada.

1FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.