Departamento de Assistência e Promoção Social Espírita





Oficina de Violão

            Esta iniciativa tem como objetivo proporcionar a crianças e jovens participantes do Departamento de Ação e Promoção Social Espírita – DAPSE do GESM, especificamente àquelas que estão em frequência regular nas aulas de evangelização infanto-juvenis, um momento lúdico, de aprendizado musical, aliado à meta de promover esses espíritos, através da música, para a educação de valores morais, filosóficos e religiosos.

            O primeiro passo foi buscar saber quantas crianças teriam interesse em aprender a tocar violão. Para nossa alegria, muitos foram os interessados. O segundo momento foi partir para a busca de doações de instrumentos (violões), ocasião em que a comunidade espírita demonstrou mais uma vez sua solidariedade, colaborando com a doação de nove violões.

            O GESM ministra as aulas de violão coordenadas por uma professora de música contratada, que recebe o auxílio de um voluntário na organização das atividades e cuidado com questões disciplinares e comportamentais dos estudantes.

            As aulas são realizadas às quintas-feiras, das 16h às 17h, após o encerramento das atividades desenvolvidas no DAPSE (evangelização infantil, ESDE, exposição doutrinária, Ciclo de Gestantes, Ciclo de Pais, etc), e atualmente conta com a participação de oito alunos.

            O grupo iniciou suas atividades no mês de abril de 2010. Após três meses de ensaios, no dia 12 de agosto tivemos a primeira apresentação dos estudantes, com três músicas aprendidas nas aulas.

            Esta oportunidade proporciona às crianças e jovens a realização de um sonho que para a maioria seria quase impossível, devido ao momento e a situação de vulnerabilidade social em que se encontram. Assim, desenvolvem um verdadeiro tratamento para o corpo, mente e, principalmente, para o espírito em formação. A alegria, o entusiasmo, a disciplina e a dedicação que demonstram no decorrer das aulas são motivo de grande alegria para todos nós.



A Música

            A música é movimento, é emoção, é criatividade. É sonho acalentado por todo ser humano sensível e desejoso de conhecimentos. Ela integra o patrimônio maior que é a cultura, a arte, a história de cada um, a ânsia em poder conhecer uma diversidade de tradições e costumes. Sem dúvida, a música ocupa lugar de destaque. Ela auxilia no aprendizado e no desenvolvimento pessoal em relação às mais diversas disciplinas, da matemática às artes visuais, desencadeando grandes potenciais de sociabilização e de capacidade de concentração. Portanto, a magia da musicalidade precisa e deve ser estimulada e preservada, sendo união entre a interação e o prazer.

            Ao dedilhar as cordas do violão, sentimos a música tomar conta do nosso corpo. A energia que passa pelos nossos dedos tem potencial para transformar nossa vida.

            É recente a busca por comprovações de que saber ouvir e tocar um instrumento promove estímulos essenciais ao cérebro, tornando-o mais afiado para absorver o conhecimento e ajudar a tratar problemas neurológicos. O tratamento musical pode se transformar em remédio para disfunções como dislexia, déficit de atenção e hiperatividade. Para ler as chaves na pauta, perceber o tempo e o compasso e acertar o ritmo ao instrumento, o cérebro precisa funcionar em alta rotação. Os sentidos trabalham com força máxima. Alterações no comportamento são visíveis a pais e a professores. O poder da melodia e da canção pode ir ainda mais longe: aprender música faz o cérebro funcionar melhor porque a música ativa várias áreas. As conexões neuroniais ficam mais afinadas. E será que isso não pode facilitar outros aprendizados, como a leitura, por exemplo?

            A música demanda o uso de várias funções ao mesmo tempo: visão, audição, codificação de sinais, coordenação. É diferente, por exemplo, da leitura ou da atividade física, que utilizam exercícios muito específicos.

            Devido a essa complexidade, o aprendizado de um instrumento musical pode proporcionar um melhor desenvolvimento cerebral, com consequentes benefícios ao comportamento e ao aprendizado do aluno.



            Dicas para começar.

            - As atividades musicais podem começar aos seis meses de idade. Nesta etapa de musicalização, é momento de construir referências, apresentar os instrumentos e explorar os sons.

            - A partir dos cinco anos, antes da alfabetização, a criança pode começar a ler partituras.

            - Aos seis anos, o aluno escolhe o instrumento de que mais gosta.

            - Dos sete aos doze anos é o período de desenvolver a habilidade, elaborando a concentração, a motricidade e o raciocínio lógico.

            O ideal é que, até aqui, a dedicação seja exclusiva para um único instrumento de ritmo e harmonia ao mesmo tempo.