Conte Mais faz parte do projeto de resgate do acervo da Federação Espírita do Rio Grande do Sul/Departamento de Infância e Juventude. Estas histórias, utilizadas na evangelização espírita do RS, surgiram a partir da década de 1950. A coletânea é classificada por tema para facilitar o uso.

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"E o semeador saiu a semear..."
(Jesus)

         A plasticidade do pensamento infantil e o seu valor construtivo nos indicam a direção certa da educação moral que devemos oferecer à crianças e jovens.
         Os adultos que cercam a criança - pais, familiares, professores - são os responsáveis pelas formas pensamento que criam no seu espírito:
         "Constitui obrigação primeira daqueles que se desvelam e se responsabilizam pela infância, a literatura simples, pura, eloqüente, adequada aos espíritos que são imortais.
         Através da leitura disciplinada, dos contos fáceis e educativos, das mensagens de amor, o pensamento irá criando imagens mais cristalinas, vivendo as fases e etapas de enobrecimento dos personagens em foco, criando quadros positivos, que repercutirão, mais tarde, na sua vida física e espiritual". (cf.. Bezerra de Menezes, in: "Garimpeiros do Além").
         Na história da humanidade, constatamos que as grandes lições sempre foram apresentadas de forma poética, em fábulas, contos simples, parábolas. A verdade moral aparece simulada, velada, mas com um profundo significado, a fim de sobreviver ao tempo...
         Os modelos morais a serem seguidos são apresentados de forma simbólica, com a finalidade de mostrar, mediante uma representação exemplar, algum princípio ou comportamento ético. Este é o objetivo da boa história.
         Os modelos apresentam condutas, atitudes ou formas de vida que, além de propor valores, também testam a maneira de pô-los em prática.
         A utilização da literatura infanto-juvenil na forma narrativa constitui um dos meios essenciais para a construção de identidade moral. A linguagem simbólica é um recurso eficaz para transmitir um conhecimento mais vivo dos valores morais.
         Além disto, a contação de histórias ou a sua leitura para crianças e jovens proporciona ao adulto uma sensação muito agradável, pois ajuda-o a equilibrar-se, buscar serenidade, desenvolvendo a criatividade, a linguagem, o raciocínio e a memória.
         Ao contar a história infantil ou juvenil, através da trama e dos personagens, revive-se todas as energias das emoções básicas da estrutura psíquica, descarregando emoções e sentimentos, bons ou ruins, que estão armazenados na bagagem do inconsciente desde a fase fetal ou infanto-juvenil, abrindo canais de extravasamento destas energias que, muitas vezes, são causas ocultas de problemas psicológicos e emocionais no adulto.
         Esta atividade proporciona ao adulto reencontrar a criança perdida dentro de si, com a sua inocência, pureza e simplicidade, sem preconceitos.
         Não é só um processo empático de colocar-se no lugar da criança que ouve, sentir como se fosse ela, mas de plenificar-se, como ser humano, auto-conhecendo-se, descobrindo-se. Não é sem lógica que Jesus afirma: "Digo-vos, em verdade, que aquele que não recebe o reino de Deus como uma criança, nele não entrará", (Marcos X v. 15 a 16).
         Nestes momentos sublimes, em que os sentimentos e as emoções falam mais alto do que a razão e a lógica, é que se faz a semeadura de valores morais.
         O contador de boas histórias é o semeador que saiu a lançar a semente do bem no solo fértil da mente infanto-juvenil. Estas sementes se multiplicarão dando algumas "cem por uma, outras sessenta e outras trinta" (Mateus, cap. XIII, v. 1 a 9).

Porto Alegre, 12 de março de 2004.
Gládis Pedersen de Oliveira

Trecho extraído da Apresentação do Livro "Conte Mais" - volume 3 - Editora Francisco Spinelli - Fergs



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