Aula 32 - A Obediência - Um dos ensinamentos de Jesus

         Objetivos específicos: compreender que Jesus é nosso mestre, retornou para o lar espiritual, mas deixou muitos ensinamentos, dentre eles a obediência às leis de Deus. Devemos obedecer também os adultos responsáveis por nós, que nos amam e querem o nosso bem.

         Música de acolhida

Boa tarde crianças do meu coração
Vocês estão na Evangelização!
Chegou a hora de brilhar a luz
Vamos estudar o evangelho de Jesus!


         1º momento: prece inicial.

         Vamos cantar mais um pouquinho?

      Deus
(Música extraída do Movimento Espírita do Estado do RS)

Nas conchinhas lá do mar
Nas estrelinhas do céu
No universo infinito
E comigo Deus está

Quem quiser pode escutá-Lo
No cantar de um sabiá
No sussurro lá do vento
No chuá das ondas do mar

Churuá, churuá...
Churuá, churuá...



         Momento das novidades: enquanto o(s) evangelizador(es) organiza(m) o material de contação, os evangelizadores conversam sobre a semana.

         2º momento: história.

         Vocês lembram que Deus criou o nosso Planeta Terra, e deu para Jesus cuidar. Depois de um tempo Ele precisou encarnar aqui no planeta Terra porque as pessoas que moravam aqui não estavam fazendo o bem.

         Então ele encarnou, cresceu, e foi dando muitos exemplos de bondade e amor.

         Depois que Jesus terminou sua missão na Terra, ele desencarnou, deixou o corpo material e voltou a cuidar do nosso mundo lá do Plano Espiritual, em Espírito (mostrar Jesus em Espírito) e nós podemos conversar com ele através da prece, como podemos falar no telefone com quem está longe...

         Jesus nos trouxe muitos exemplos enquanto esteve aqui entre nós encarnado e um deles foi a obediência, Deus, nosso Papai do Céu, para manter a ordem no Universo, criou leis que nos regem. Essas leis são verdadeiras e imutáveis, como as leis de justiça, de amor e de caridade, leis que devemos seguir para evoluir e encontrar a verdadeira felicidade, para sentir o coração cheio de amor e alegria.

         Deus, nosso Papai do Céu, fez essas leis que cuidam do Universo, mas na nossa casa, no nosso lar, quem faz as regras são os adultos, que podem ser o papai, a mamãe, o vovô, a vovó, o tio a tia, o adulto que seja responsável por nós naquele momento. E sabem por quê? Porque eles sabem o que é melhor para nós, eles nos amam. Então devemos obedecer para não corrermos perigo.

         E aqui, durante a evangelização, quem são os responsáveis? Os evangelizadores são as responsáveis por vocês neste momento. E na escola os professores são os responsáveis, por isso devemos obedecê-los para sermos felizes.

         Em seguida, narrar o aprendizado de Paula.

         Havia uma menininha chamada Paula que não era muito obediente e aprendeu um lição. Querem conhecer a história dela?

         O dia amanheceu lindo, e Paula levantou bem cedinho para ir à escola, ela adora estudar, Paula vestiu seu vestido preferido e foi tomar café, chegando na cozinha, sua mãe viu que a menina iria passar frio e disse:

         - Paula esse seu vestido é lindo, agora tem sol lá fora, mas a tempo vai mudar, a mãe já viu a previsão e vai chover e esfriar, pode ir com o vestidinho, mas leve o casaco.

         - Ai mãe! Eu não! Estou bem assim, não quero ficar carregando casaco... O dia está lindo.

         - Minha filha, vai esfriar e você vai passar frio, e pode ficar gripada... Se isso acontecer, você não vai no aniversário da Maria!

         Paula acabou desobedecendo sua mãe e foi sem o casaco.

         E o tempo mudou mesmo, assistindo a aula a menina começou a tremer de frio, no recreio nem conseguiu brincar com os coleguinhas, pois já estava se sentindo fraca, parecia que uma gripe se aproximava.

         Quando chegou em casa espirrando, a mãe viu que Paula não havia levado o casaco. Preparou um chá e disse para a menina deitar... Paula ficou dois dias de cama, e perdeu o aniversario tão esperado da sua melhor amiga Maria.

         Paula ficou muito chateada, pois havia esperado aquele aniversário durante meses.

         Passados alguns dias, Paula pode voltar à a escola, estava feliz por estar se sentindo bem novamente, a aula foi muito legal as crianças aprenderam sobre boas maneiras, e fizeram uma linda pintura.

         Quando chegou da escola para almoçar, Paula viu que sua mãe havia feito brigadeiros... Ela adora brigadeiros, vendo aquela enorme bandeja de doces no armário, Paula falou:

         - Mamãe, posso comer, posso comer?

         - São para depois do almoço filha, e você sabe que não pode comer muito doce porque faz mal. E hoje a tarde vamos passear no zoológico.

         Paula ficou muito feliz porque iria no zoológico, ela adorava os animais, principalmente a girafa com aquele pescoção! Mas Paula insistiu com a mãe para comer o brigadeiro.

         - Ah mãe! Deixa...

         - Só um! – disse a mãe

         - A menina comeu um, mas vendo que sua mãe saiu da cozinha para atender a vizinha, acabou comendo mais um, e mais um, e mais um... e.... muitos!

         Logo ela começou a sentir uma dor no estômago e foi se deitar.

         Quando a mãe retornou, viu que Paula tinha novamente desobedecido suas ordens, e foi falar com a menina. Chegando no quarto viu que Paula estava se sentindo mal. E disse:

         - Filha o que a mãe disse? Novamente você me desobedeceu.

         - Sim mãe, me desculpe, eu estou me sentindo mal, nunca mais vou te desobedecer, sempre que faço isso eu fico mal, sinto dor e acabo perdendo algo muito bom e divertido, acredito que não vou poder ir no zoológico assim - falou Paula muito triste.

         - É Paulinha, creio que não vamos ao zoológico, mas você aprendeu a lição... Eu falo para o seu bem, porque amo você e sei o que é melhor para você.

         Assim, Paulinha não foi no zoológico, mas aprendeu a lição: ela viu que sua mãe tinha razão e que a amava muito, por isso não iria mais desobedecê-la.

         3º momento - vivência: Vamos brincar um pouquinho? Quem conhece a brincadeira O mestre mandou? Quem é o nosso mestre, modelo e guia? Jesus... Vamos mostrar que somos obedientes?

         Quando o evangelizador falar, por exemplo: o Mestre mandou colocar a mão na cabeça... Vocês colocam a mão na cabeça, combinado?
         O mestre mandou colocar a mão na cabeça...
         Pular em um pé só!
         Dar um abraço no colega!
         Colocar a mão na cintura!
         Dar uma rodadinha!
         Atirar um beijinho!
         Sentar no chão!
         Fazer um carinho no colega!

         4º momento - atividade: colorir um desenho relacionado à história.

         Leitura de um pequeno trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo e prece de enceramento – pode-se colocar uma música instrumental de fundo.




[Maternal]         [Temário]