Objetivos específicos: esclarecer quem criou e para que serve o Reino Vegetal e o Fluido Vital.
Música de acolhida
1º momento: prece inicial.
Vamos cantar mais um pouquinho?
2º momento: história.
Há muito tempo atrás Deus, que é o nosso Pai e Criador criou o planeta Terra, nossa amada casa, lá no Universo e entregou para Jesus cuidar, proteger e organizar! Jesus é um Espírito puro, muito evoluído, por isso cuida muito bem do nosso mundo! Deus é tão bom que criou a lua e as estrelas que iluminam o céu quando é noite, e ele também nos deu o Sol (girar o planeta), que ilumina e nos aquece durante o dia. Ele também criou a água que refresca nosso mundo e forma os rios, lagos e mares; criou as nuvens, e o que tem nas nuvens? A chuva! E criou as pedras. Depois que as pedras se formaram foi chovendo nas rochas, nas pedras e foram se formando lugares gostosos, fofinhos que são a terra e também a areia!
Um dia, há muito tempo, uma sementinha que dormia lá no mar, foi acordada pelo vento (plástico nas mãos). Deus mandou um vento tão forte, mas, tão forte, que formou uma onda bem grande que carregou a sementinha lá pra areia, que não era um lugar bom pra ela... Como o vento continuou soprando, a semente foi levada pra terra, onde ela achou muito bom, fofinha e a sementinha resolveu ficar por lá! Ali era o seu lugar!
Ela deitou na terra e foi escorregando, escorregando e quando viu estava lá dentro, muito aconchegada. Mas ela não conseguia mais enxergar a luz do sol, “queria tanto ver a luz”! Aí Deus foi tão bom, tão bom que deu de presente para a semente o “Fluido Vital”!
Cantar a música do Fluido Vital
Então a sementinha começou a crescer, a crescer, a crescer até que saiu dela um raminho... Foi aí que caiu uma chuvinha gostosa... A sementinha sentiu que outros raminhos começaram a crescer e ganhar folhas! Nossa, ela já não era mais uma sementinha, era uma planta.
E ela entendeu: esse era o seu lugar, o lugar que Deus tinha dado para ela: se transformar, crescer e se tornar uma bela árvore, com folhas e frutos para dar sombra e alimentar os outros seres vivos que passassem por ali.
3º momento - experimentação:
Perguntar:
Quem aqui tem Fluido Vital?
Perguntar um a um, a Camile tem Fluido Vital? Todos respondem: Tem! Então a Evangelizadora sopra Fluido Vital (Bolhas de sabão) na criança. Explicar que toda a vida criada a partir do Reino Vegetal também ganhou Fluido Vital! Agradecer a Deus por ter nos dado Fluido Vital!!
Levar dois potes de mesmo tamanho para plantar, fazer um rostinho desenhado em cada um sendo que em um dos potes o rostinho tem a boquinha com expressão triste. Convidar as crianças a tentar deixar a amiguinha "Maria Potinho" feliz porque ela está muito tristonha.
Levar terra e deixar todos colocarem um pouco dentro da Maria Potinho, depois o evangelizador coloca a semente de alpiste e esconde o pote dentro da terra (feita de TNT marrom) e pergunta e agora o que está faltando pra ela ficar feliz? Estimular as crianças a responderem: chuva e Fluido Vital!
Cantar novamente a música Fluido Vital
Depois de cantar, perguntar vamos ver como ficou a nossa amiguinha depois de um tempo e todos os cuidados que dispensamos a ela?
Retirar de dentro da terra a Maria Potinho feliz com plantinha germinada! Observar junto com as crianças como a Maria Potinho ficou feliz com os nosso cuidados. Como é bom cuidar das plantas! Convidá-los para plantar uma Maria Potinho para eles cuidarem em casa!
4º momento: atividade de colorir e colar sementinhas.
Material: Planeta - bola de isopor coberta com feltro (planeta Terra), sol, lua, estrelas, água, terra, areia, planta em feltro, boneco de Jesus e bolha de sabão.
Leitura de um pequeno trecho de O Evangelho segundo o Espiritismo e prece de enceramento – pode-se colocar uma música instrumental de fundo.