Momento do Evangelizador


         Neste link incluiremos sugestões de algo muito importante que é feito no momento que antecede aos encontros de evangelização. São momentos de estudo, reflexão, harmonização, avaliações, troca de experiências, sensibilização e auxilio mútuo, para a tarefa que nos cabe desenvolver junto aos evangelizandos, sejam estes crianças ou jovens. Cada Casa Espírita pode colocar o nome que entender mais adequado, porém o objetivo deve ser o mesmo, auxiliar na capacitação e fortalecer os laços de amizade entre os evangelizadores e assim, melhorar a qualidade das aulas de evangelização e atividades desenvolvidas pelo Departamento de Infância e Juventude. Se o DIJ de sua casa desenvolve esta atividade, nos escreva para que possamos divulgar este trabalho e auxiliar a outros evangelizadores a implantarem em suas casas espíritas. Importante lembrar que a participação nesse momento de estudo não dispensa o evangelizador de participar do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, que deverá ocorrer em outro horário.

         Incluiremos, também, algumas sugestões de textos/dinâmicas desenvolvidas pelas equipes (ciclos) de evangelização, pois em nossa casa espírita cada ciclo é responsável pela preparação e condução do Momento do Evangelizador, uma ou duas vezes ao ano. Assim cada ciclo tem a oportunidade de organizar e conduzir este momento, contribuindo para o crescimento e fortalecimento da equipe.

             evangelizacao@searadomestre.com.br


         Dinâmica: A Floresta Encantada.

         Dinâmica: Somando diferenças e qualidades.


         Gostaria de sugerir algo que deu certo em nosso grupo de evangelizadores: o estudo que antecede os encontros de evangelização.

         Combinamos estudar, a fim de preparar os trabalhadores, fornecendo conhecimento, segurança e condições de aprimoramento do trabalho. Assim, reunimos todos os evangelizadores, iniciamos com uma prece, e realizamos quarenta e cinco minutos de estudo em grupo.

         Sentimos a importância desse "Momento do Evangelizador" - como é carinhosamente chamado por nós - à medida que permite que nos harmonizemos, preparando-nos para entrar em sintonia com a espiritualidade superior e desenvolver com muito amor a aula preparada. Além disso, com esse trabalho, crescemos como grupo e como evangelizadores, cientes da importância e da responsabilidade da tarefa que abraçamos. Sugerimos que, eventualmente, seja usada como prece inicial a Oração do Evangelizador.

         Pode-se estudar um livro pré-selecionado pelo Departamento da Infância e Juventude - DIJ, cujo conteúdo tenha relação com a evangelização ou debater um assunto sugerido por um dos evangelizadores (que pode trazer um texto para introduzir o tópico). São muitos os livros espíritas que podem auxiliar neste momento de estudo, entre eles:

         * A Arte Moral de Educar os Filhos, de Walter Barcelos;

         * Educação do Espírito, de Walter Oliveira Alves;

         * Introdução à Pedagogia Espírita, de Walter Oliveira Alves;

         * Pelos Caminhos da Evangelização, de Cecília Rocha.

         * Práticas Pedagógicas na Evangelização - Conteúdo e Metodologia - Volumes 1, 2 e 3, de Walter Oliveira Alves;

         * Reflexões Pedagógicas à Luz do Evangelho, de Sandra Maria Borba Pereira, Federação Espírita do Paraná.

         Temas como psicologia infanto-juvenil, assuntos do currículo ou qualquer tema espírita relacionado à criança ou à família são bem-vindos. Utilizamos, também, algumas técnicas para desenvolver os temas propostos. Este momento também é utilizado para troca de idéias, resolução em conjunto de dificuldades enfrentadas, sugestões de atividades diferentes, preparação espiritual dos evangelizadores, além do estudo direcionado à Evangelização.

         Após a implantação deste Momento do Evangelizador, houve um fortalecimento da equipe, com o reforço dos laços de união e amizade do grupo de trabalhadores de Jesus, e a evasão dos evangelizadores passou a ser quase nula. No final de cada ano realizamos uma avaliação, onde cada evangelizador expõe sua opinião/sentimentos com relação ao trabalho realizado. É um momento de reflexão e troca de experiências.

         Importante lembrar que a participação nesse momento de estudo não dispensa o evangelizador de participar do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, que deve ocorrer em outro horário.

Grupo Espírita Seara do Mestre - Santo Ângelo/RS
Claudia Schmidt




         Temos em nossa Instituição o que chamamos de Momento de Preparação que ocorre antes do início das aulas das crianças/jovens. No momento estudamos a apostila da Federação Espírita Brasileira (FEB), sobre qualidade na evangelização, intercalado com o Livro Pão Nosso, psicografado por Francisco Cândido Xavier do Espírito Emmanuel, o trabalho é desenvolvido da seguinte forma:

         * Temos um calendário anual e distribuímos os pontos da apostila para cada evangelizador.

         * Com o calendário cada um sabe com antecedência que ele é responsável naquele dia por conduzir o estudo do assunto.

         * No dia em que fazemos a leitura do livro Pão Nosso, fazemos também uma avaliação das aulas aplicadas na semana anterior (avaliamos 02 aulas), pois no dia do estudo da apostila não conseguimos fazer essa avaliação.

         * A avaliação consiste em cada dupla de evangelizadores (nossa equipe se divide em dois evangelizadores por ciclo) falar sobre os objetivos da aula e se avaliar se conseguiram atingir os mesmos, além desses dois pontos, trocamos ideias a respeito das dificuldades que tenhamos tido com determinada aula ou com determinada criança.

         É um momento muito importante onde nos fortalecemos para o trabalho e nos preparamos espiritualmente para recebermos os pequenos.

Núcleo Espírita Ismael Gomes Braga - Cabo de Santo Agostinho/Pernambuco
Patricia Freitas