Neste link incluiremos sugestões de algo muito importante que é feito no momento que antecede aos encontros de evangelização. São momentos de estudo, reflexão, harmonização, avaliações, troca de experiências, sensibilização e auxilio mútuo, para a tarefa que nos cabe desenvolver junto aos evangelizandos, sejam estes crianças ou jovens. Cada Casa Espírita pode colocar o nome que entender mais adequado, porém o objetivo deve ser o mesmo, auxiliar na capacitação e fortalecer os laços de amizade entre os evangelizadores e assim, melhorar a qualidade das aulas de evangelização e atividades desenvolvidas pelo Departamento de Infância e Juventude. Se o DIJ de sua casa desenvolve esta atividade, nos escreva para que possamos divulgar este trabalho e auxiliar a outros evangelizadores a implantarem em suas casas espíritas. Importante lembrar que a participação nesse momento de estudo não dispensa o evangelizador de participar do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, que deverá ocorrer em outro horário.
Incluiremos, também, algumas sugestões de textos/dinâmicas desenvolvidas pelas equipes (ciclos) de evangelização, pois em nossa casa espírita cada ciclo é responsável pela preparação e condução do Momento do Evangelizador, uma ou duas vezes ao ano. Assim cada ciclo tem a oportunidade de organizar e conduzir este momento, contribuindo para o crescimento e fortalecimento da equipe.
evangelizacao@searadomestre.com.br
Grupo Espírita Seara do Mestre - Santo Ângelo/RS
Claudia Schmidt
Temos em nossa Instituição o que chamamos de Momento de Preparação que ocorre antes do início das aulas das crianças/jovens. No momento estudamos a apostila da Federação Espírita Brasileira (FEB), sobre qualidade na evangelização, intercalado com o Livro Pão Nosso, psicografado por Francisco Cândido Xavier do Espírito Emmanuel, o trabalho é desenvolvido da seguinte forma:
Núcleo Espírita Ismael Gomes Braga - Cabo de Santo Agostinho/Pernambuco
* Temos um calendário anual e distribuímos os pontos da apostila para cada evangelizador.
* Com o calendário cada um sabe com antecedência que ele é responsável naquele dia por conduzir o estudo do assunto.
* No dia em que fazemos a leitura do livro Pão Nosso, fazemos também uma avaliação das aulas aplicadas na semana anterior (avaliamos 02 aulas), pois no dia do estudo da apostila não conseguimos fazer essa avaliação.
* A avaliação consiste em cada dupla de evangelizadores (nossa equipe se divide em dois evangelizadores por ciclo) falar sobre os objetivos da aula e se avaliar se conseguiram atingir os mesmos, além desses dois pontos, trocamos ideias a respeito das dificuldades que tenhamos tido com determinada aula ou com determinada criança.
É um momento muito importante onde nos fortalecemos para o trabalho e nos preparamos espiritualmente para recebermos os pequenos.
Patricia Freitas