Objetivo: mostrar aos idosos que Jesus acalma as tempestades do nosso coração. Quando estamos em momentos de dificuldade devemos buscar a Ele através da oração.
1º momento – música/harmonização: cantar o nome de cada idoso presente
“Oi fulano, que bom que estás aqui”
Músicas de integração.
2º momento – história: narrar a passagem “Jesus Acalma a tempestade”, convidar os idosos para entrarem dentro do barco e vivenciarem a história conforme for contando, ao som da música Barca de Jesus.
Em uma passagem do Evangelho, narra-se que desde que o sol surgira, Jesus atendera as incontáveis súplicas daqueles que O buscavam. Mãos e lágrimas roçavam-Lhe o rosto e a túnica - antes tão limpa e alva - e agora, toda manchada de lamentos.
Finalmente, chegara às margens do lago, vencendo a dor e as tristezas dos sofredores. O céu acendia as cores da noite quando a barca de Pedro recolheu a preciosa carga. (convidar a todos para entrarem no barco). Jesus acomodou-se no barco e adormeceu.
Seus amigos pescadores não ousaram perturbar-Lhe o merecido sono, manejando remos com cuidado, auxiliados pelos sussurros de doce brisa (pedir para fazerem silêncio).
Faltava pouco para completar a travessia, quando tudo transformou-se.
O tempo irou-se e, sem aviso, surgia uma grande tempestade (usar o spray para fazer a chuva e o celofane para fazer o barulho da tempestade).
Pedro usou toda a sua força e sabedoria nos remos, gritando ordens que se perdiam entre as gargalhadas dos trovões e dos relâmpagos (mover o barco para mostrar as ondas).
Os discípulos assustados correram a acordar Jesus que ainda dormia.
Mestre! - exclamaram em coro desesperado. – Perecemos!
Jesus, assim desperto, levantou-se prontamente, equilibrando o corpo cansado muito ereto, apesar da barca que por pouco não naufragava.
Sua majestosa silhueta parecia estar envolta em misteriosa luz, quando ergueu os braços, ordenando à tempestade:
- Calai-vos! E voltando-se para os amigos: - Acalmai-vos! Homens, onde está a vossa fé?
Os ventos emudeceram e o lago baixou suas ondas, aplacado por misterioso imperativo.
Os discípulos olhavam-se, num misto de surpresa e alívio.
Envergonhados, voltaram-se para os remos. No compasso ritmado avançava a barca, ao compasso do coração daqueles homens que se perguntavam: quem será este Homem a Quem os ventos obedecem?
3º momento - vivência: explicar que Jesus tinha poder sobre a natureza, porque Ele é um Espírito muito evoluído. Mas Ele se preocupava mais em acalmar as tempestades do nosso coração. Quando estamos tristes, angustiados, Jesus acalma as nossas tempestades internas. Basta fazermos uma prece e nos lembrarmos dele.
Colocar uma música suave (pode ser Porto Amor), pedir que eles fechem os olhos e sintam a respiração e as batidas do coração. Os jovens irão fazer massagem nos idosos.
4º momento – socialização: momento livre para integração com os idosos.