Destinação da Terra

         Objetivo: relembrar a qual categoria o planeta Terra pertence (Mundo de Provas e Expiações), e explicar a destinação da Terra (se transformará em Mundo de Regeneração). Como Espíritos, somos parte ativa nessa transformação através dos nossos pensamentos, atitudes, sentimentos e ações.

     Subsídios ao evangelizador: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. III, itens 3 e 6.

         Primeiro momento: Prece inicial

         Segundo momento: conversa com os evangelizandos.
         Perguntar a que mundo pertence o planeta Terra? Relembrar as características de um Mundo de Provas e Expiações como o planeta Terra.
         Explicar que, a exemplo das escolas da Terra que se dividem em vários ciclos, cada planeta oferece aos Espíritos que neles reencarnam o ciclo de aprendizado de que necessitam. Quando o Espírito já aprendeu tudo o que aquele mundo pode oferecer, passa para outro, de evolução mais adiantada e assim, sucessivamente, até mundos angélicos.
        Esses mundos semeados pelo espaço sem fim constituem as diferentes moradas que nós habitaremos à medida que formos progredindo, pois alguns planetas são inferiores, e outros são superiores, onde só existe o bem. Portanto, os Espíritos vão mudando dos mundos mais atrasados para mundos mais adiantados, conforme sua evolução espiritual.
         A transformação moral do planeta se dará pela transformação de cada Espírito, ou seja, pela mudança de hábitos e atitudes para consigo mesmo, com os semelhantes e também para com o planeta. Nenhuma conquista exterior será conseguida, se não mudarmos intimamente - nossos pensamentos, atitudes, sentimentos e ações.
        Os obstáculos para a nossa evolução são o egoísmo e o orgulho - que geram crimes, guerras, violência, miséria física e moral, vícios de toda ordem, insensibilidade diante da necessidade alheias. E até que ocorra a regeneração no nosso mundo haverá dores físicas e morais, resultado dos sentimentos inferiores em nosso coração.
         Mas nós encontramos muitas oportunidades de aprimoramento espiritual na Terra: pelo estudo, trabalho honesto, caridade e fraternidade, assim conseguiremos nos transformar.
        Pelo estudo desenvolvemos a inteligência; pelo trabalho desenvolvemos os dons, ajudamos o progresso; pela caridade e o amor a Deus e ao próximo transformaremos os sentimentos. Portanto, cooperamos na transformação do planeta:
         a) pela nossa transformação moral – sendo benevolentes, fazendo todo o bem possível, praticando a caridade moral e material; sendo fraternos e humildes, desculpando as ofensas, sendo pacíficos; não tendo preconceito, não fazendo distinção de raças, nem de crenças, nem de nacionalidades porque todos somos irmãos - pedir que citem exemplos.

         b) pelo respeito à obra de Deus – respeitando a natureza e aos animais; mudando nossos sentimentos e atitudes em relação ao próximo e a toda obra divina – assim transformaremos nosso planeta para um mundo melhor, com menos sofrimento.
        Há muito tempo Deus enviou Jesus à Terra para nos ensinar a ser bons. Jesus é o Governador Espiritual da Terra que veio trazer as verdades da vida eterna, do amor e do perdão - para que compreendamos que o Espírito evolui até a angelitude, e que não seremos seres eternamente imperfeitos e infelizes. Jesus é o exemplo de como podemos evoluir espiritual e moralmente.
       Pedir que os evangelizandos citem exemplos de atitudes que Jesus deixou e os ensinamentos dele. Concluir que seguindo esses exemplos mudaremos a nós, ao ambiente em que vivemos e cooperamos com a regeneração do planeta. Podemos aproveitar essa existência atual par evoluir, seguindo os exemplos deixados por Jesus – assim evoluímos e colaboramos com a evolução do planeta.
       O Evangelho é o caminho para a Regeneração dos habitantes da Terra. Cada um de nós é observado, protegido e acompanhado por Jesus e seus mensageiros. Se abrimos o coração pela prece, pedindo forças para sermos melhores, Jesus nos auxilia.

      Terceiro momento: cada evangelizando desenha sua mão. Nela deve escrever uma ação que auxiliará na regeneração do planeta Terra. Depois recorta a mão desenhada e cola no grande cartaz que representa nosso planeta.

       Quarto momento: momento do Evangelho (leitura de um trecho pequeno, uma linha ou parágrafo de O Evangelho segundo o Espiritismo) e prece de encerramento.




[Segundo Ciclo]