Amor e sabedoria de Deus


         Prece inicial

         Primeiro momento: iniciaremos a aula com a adivinhação "O quê é o quê é". De acordo com as respostas iremos montando no quadro uma paisagem. O evangelizador fará, previamente, desenhos e os fixará no quadro com durex, até a paisagem ficar pronta.

1 - Todo mundo gosta, pode ser morna, quente, fria ou bem gelada, ninguém vive sem ela. Pode estar na jará, no copo, na natureza, torneira ou geladeira? O quê é o quê é? ÁGUA.

2 - Sou enorme, irradio muita luz. Não preciso de água. Não tenho pernas, mas ando por todos os lados. Gosto da cor amarela e às vezes laranja. Só apareço de dia, à noite me escondo. O quê é o quê é? SOL.

3 - Minha casa é a água. Posso ser bem pequeno ou bem grandão. Tenho várias cores e nomes. Posso ser bem feroz ou enfeitar a sua casa. O quê é o quê é? PEIXE.

4 - Gosto da terra. Quando nasço viro um tapete verdinho, lindo de deitar. Muitos animais me usam como alimento. O quê é o quê é? GRAMA.

5 - Tenho muitos ramos, sou bonita, faço sombra, dou flores e frutos. O quê é o quê é? ÁRVORE.

6 - Sou cheirosa e bonita. Preciso da terra, da água e do sol para viver. O quê é o quê é? FLOR.

7 - Tenho bico, duas asas e canto. O quê é o quê é? PÁSSARO.

8 - Quando nasço sou uma larva, moro em um casulo, me transformo para voar. O quê é o quê é? BORBOLETA.

     

9 - Gosto muito de voar e trabalhar. Quando estou com medo, dou uma picada e solto um ferrão. Produzo algo muito docinho, bom de passar no pão. O quê é o quê é? ABELHA.

10 - Nasço, cresço, morro e volto a nascer, mas meu espírito continua sempre vivo. Às vezes cuido da natureza, às vezes não. Tenho tendências boas e más que preciso melhorar. Estou sempre em evolução. O quê é o quê é?
SER HUMANO.



         Segundo momento: depois de montada a paisagem perguntar aos evangelizandos se eles gostaram, e se poderíamos acrescentar mais alguma coisa. Ver se as crianças percebem que poderemos acrescentar as nuvens, para ficar mais bonita.



         Clique aqui para ver a nossa paisagem.

         Observação: outra sugestão interessante é fazer com que os evangelizandos, construam sua própria paisagem com as coisas que foram criadas por Deus. Distribuir folhas em branco e canetas e lápis coloridos, para, a cada resposta dada, o evangelizando fazer o desenho. No final teremos várias paisagens diferentes, que poderão ser coladas em um cartaz com uma frase sobre o tema da aula “amor e sabedoria de Deus”.

         Terceiro momento: perguntar para os evangelizandos quem gosta de brincar na água, tomar sol, banho de chuva, ouvir o canto dos passarinhos, deitar na grama, comer mel, pescar, quem tem aquário em casa, quem já percebeu como as borboletas são bonitas e coloridas.

         Quarto momento: questionar as crianças se eles acham possível viver sem alguma dessas coisas. Se eles precisam pagar para ter tudo isso.
         Conversar com os evangelizandos sobre quem nos deu esses presentes e por quê. Todas essas maravilhas da natureza foram nos dados por Deus, nosso Pai, porque Ele é sábio e nos ama muito.
         Explicar que tudo tem um autor. Que Deus nos coloca a disposição todos os dias, sem nada nos cobrar, o sol, a chuva, as plantas, os alimentos. Deus nos criou para evoluirmos espiritualmente.

         Citar coisas que o ser humano pode criar, transformando a natureza (roupas, móveis. casas).



         Deus é sábio e bom. Sua sabedoria se revela nas obras da criação. Deus provê as necessidades de todos os seres. Tudo o que Ele faz é para o nosso bem.

         Quinto momento: pedir para as crianças citarem coisas que Deus criou e coisas que o ser humano criou.
         Deus é a fonte da vida, a origem de tudo. O ser humano transforma.


Sugestões de textos para as crianças colarem no caderno:

LEMBRANÇAS

O mundo em que vivemos é propriedade de Deus.

Devemos agradecer as bençãos de nosso
Pai Celestial, todos os dias.

O coração agradecido ao senhor espalha a bondade
e a alegria em seu nome.

Jesus rendia graças a Deus, auxiliando o próximo.

A natureza diariamente glorifica a Divina Bondade,
na luz do sol, na suavidade do vento, no canto das aves
e no perfume das flores.

Quem ajuda às plantas e aos animais revela
respeito e carinho na Criação de nosso Pai Celestial.

Devo ser bom para com todos, porque
Deus tem sido infinitamente bom para comigo, em todas as ocasiões.

Quem trabalha com alegria mostra reconhecimento ao Céu.

Cooperando de boa vontade com os outros, estaremos servindo a Deus.

No canto dos passarinhos, no campo, no mar,
na flor, a vida está repetindo: "Louvado seja o Senhor!..."

Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Pai Nosso. Ditado pelo Espírito Meimei. 19 edição. Rio de Janeiro, RJ: FEB. 1999.

________________________________________________________________________________________________________

DEUS

Deus criou o mundo em que vivemos, a terra, o sol, as nuvens, as estrelas,
a água, as plantas, as flores, o mar, os rios, as árvores e os animais.

Ele fez tudo isso para sentirmos o seu amor e para fazer do mundo
um local bom para se viver.

Dizemos que Deus é nosso Pai porque foi Ele quem criou os seres humanos
para aprenderem a ser pessoas boas.

Deus nos criou com inteligência para que possamos viver neste mundo maravilhoso
e usar as coisas que Ele criou quando precisarmos, como a água e os alimentos.

O ser humano também faz muitas coisas modificando a natureza, usando a inteligência.

O ser humano criou as casas, os carros, as roupas, a televisão,
os móveis, os aviões e muitas coisas mais.

Deus é muito bom conosco. Ele nos criou e nos deu um mundo muito legal para morarmos.


         Sexto momento – atividade I: Jogo da memória.

Jogo da memória

         1 - Baseado no jogo de mesmo nome, tem o objetivo de encontrar os pares de figuras.

         2 - Utiliza-se pedaços de cartolina do mesmo tamanho, onde são coladas ou desenhadas as figuras de coisas que Deus criou e coisas criadas pelos seres humanos.

         3 - Inicia-se o jogo com as figuras viradas para a mesa. Além de encontrar os pares, a criança deve dizer se é obra de Deus ou do homem (animais, natureza, prédios, sol, roupas, pessoas, carros...).

         4 - Vence o jogo quem achar o maior número de pares e responder às perguntas corretamente.

         Obs.: para os evangelizandos já alfabetizados, também pode ser usado com perguntas e respostas, sendo que de um lado são colocadas as peças do jogo com as perguntas e do outro as respostas. Cada criança vira uma pergunta e depois uma resposta. Outra sugestão é escrever palavras em pares e perguntar quem é o autor.

         Atividades II: distribuir aos evangelizandos folhas em branco para que façam desenhos coloridos de coisas que Deus criou.

         Atividades III: distribuir um desenho para pintar com as coisas que Deus criou, que fazem parte do desenho que foi montado.

         Clique aqui para ver sugestão.

         Prece de encerramento


         

[Aulas]    |    [Imprimir]