Rico insensato

         “Então (Jesus) lhes contou esta parábola: "A terra de certo homem rico produziu muito bem. Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’. "Então disse: - Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens. E direi a mim mesmo: - Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se. Contudo, Deus lhe disse: - Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus.

         Nessa parábola, Jesus conta a história de um homem rico que conseguiu uma colheita muito grande em suas terras. Assim, o agricultor deseja construir celeiros maiores para guardar todo aquele alimento e aproveitar de sua riqueza por muitos anos. Deus, porém, reprova aquele pensamento e diz que ele morreria naquele mesmo dia. Jesus critica o cuidado daquele homem em acumular tesouros na terra e não se preocupar em construir tesouros no céu. Aquele homem recebeu uma grande bênção das mãos de Deus, pois sua lavoura produziu muito bem. Contudo, ele não teve sabedoria ao planejar como usaria tudo aquilo. Ele era ganancioso e confiou na "falsa segurança" que as riquezas trazem. Em vez de abençoar outras pessoas, ele optou por guardar tudo e usufruir sozinho daquilo tudo. Deus, então se irou, pois o homem colocou seu coração nas riquezas e não Naquele que havia lhe abençoado. O que era para ser bênção, transformou-se em algo ruim.

         Vivência: falar aos evangelizandos que iremos fazer uma viagem e entregar malas ou sacola para guardarem o que querem levar. Em uma mesa, encontrará figuras, imagens e palavras para eles colocarem nesta mala ou sacola para a grande viagem. As figuras e palavras vão estar em uma mesa e nela vai ter imagens de bens materiais como: brinquedos, carros, casas, comida, joias. Todos feito de papel. Nesta mesma mesa vai conter palavras como: fé, amor, caridade, respeito, humildade. Só que elas vão estar escritas em um plástico na qual não se desmancha.
         Depois que todos fizerem as malas, pedirem para passar de baixo de um lençol azul, simbolizando o plano espiritual, pois todos estão indo para lá. Chegando lá vão encontrar bacias cheias de agua, e pedir para esvaziar suas malas dentro delas. Os bens matérias feitos de papeis vão se desmanchar, enquanto as riquezas espirituais não.
         Explicar que o que levamos para o plano espiritual são nossas riquezas espirituais e morais. E que os bens materiais não levamos.

         Referência: Lucas 12, 16-21

         Sugestão enviada pelo Jardim


         [Vivências]