A implantação da Área da Família é uma resposta às solicitações da Área de Infância e Juventude, que sente a necessidade de que as famílias dos evangelizandos, ou aquelas cujos filhos não frequentam a evangelização infantojuvenil, tenham uma participação mais intensa no aprendizado e despertamento de vivências no processo educativo dos seus filhos.
Como trabalhar essas questões? Como fazer para que os pais reflitam sobre os temas abordados nos encontros da evangelização, acompanhem e mantenham no lar o interesse pelas propostas tratadas nos encontros com os evangelizandos? Como alinhar as propostas de trabalho nos vários segmentos do Centro Espírita nos quais a família é acolhida e orientada? Resposta: Uma estrutura operacional que cuide da família, dos pais, das suas demandas, dúvidas e aflições e que dedique-se a estabelecer a ponte entre os princípios espíritas e as vivências cotidianas no lar. (Proposta de estruturação da Área da Família-CFN/ FEB)
A partir da experiência com a participação dos pais nos Encontros de Evangelização de Bebês e da necessidade de aproximar a família das atividades de Evangelização Infantil, que tem por objetivo fortalecer a Educação com o Cristo, a qual deve acontecer primeiramente no lar, tendo sua continuidade e fortalecimento doutrinário nos Encontros de Evangelização Espírita, em consonância com a formação e estruturação do Ciclo de Pais, surgiu a necessidade de realizarmos uma atividade que envolva, motive e fortaleça as famílias através da presença de Jesus em todos os momentos da vida e no entendimento dEle como Guia e Modelo para educação, alegria, harmonia, consolo e esclarecimento em todas as situação, mais especialmente aqui, na vida familiar.
A Evangelização Espírita Infantil vem com um novo olhar e direcionamento das suas atividades através da proposta vivencial, buscando a sensibilização dos evangelizadores e evangelizandos à mensagem do querido Mestre e ao seu chamado à Renovação Espiritual. Neste direcionamento então, serão organizados momentos de integração entre os evangelizandos e seus familiares, através de uma proposta vivencial, que proporcione a sensibilização quanto aos ensinamentos evangélicos à luz da Doutrina Espírita, para a convivência familiar nesse ambiente amoroso e salutar reforçando o convite á continuidade destes momentos nos lares.
Finalidade:
* Criar nas Casas Espíritas a necessidade de implantar a área da Família, especialmente o ciclo de pais.
* Integrar as áreas de evangelização da infância e juventude com a área da família.
* Conscientizar aos pais da importância da evangelização e sua vivência em suas vidas.
* Oportunizar espaço de convivência, de integração, de troca de experiências e fortalecimento dos vínculos entre pais e filhos.
* Oportunizar aos pais entrar em contato com o que está sendo trabalhado na evangelização e buscar reforçar em casa conteúdos e vivências.
Objetivos gerais:
* Fortalecer a evangelização;
* Conscientizar os pais sobre a importância da evangelização;
* Estreitar vínculos entre pais e filhos;
* Propiciar maior integração entre pais e evangelizadores;
* Proporcionar uma percepção dos evangelizadores quanto ao tipo de relacionamento entre pais e filhos;
* Conhecer a realidade da família;
* Fortalecer a Casa Espírita.
Operacionalização do Projeto de Integração AFA e AIJ:
* Uma vez por mês, ao final da aula de evangelização infantil, os pais serão convidados a entrar e participarem de uma vivência (pais e filhos) referente aos temas ou eixos temáticos do mês.
* As vivências serão elaboradas pelos evangelizadores e nas casas onde já existe a AFA, em conjunto com os integrantes da área.
* A evangelização do Seara é das 14:30 até às 15 h e 45 min. Os pais ficam das 15:45 até as 16:00 no último sábado do mês.
* Desta forma não interferimos na sequencia das aulas e este momento será muito breve, de no máximo 15 min.
* Haverá uma maior integração entre pais e evangelizadores e também entre pais e filhos.
* Aos poucos, iremos criando a necessidade nas casas de formarem com estes pais, o ciclo de pais.
Vivências que foram realizadas no GESM:
Vivência da Flor Perfumada
Jesus e os Apóstolos