Mundos de Regeneração




         Prece inicial

         Primeiro momento: contar a história A paz começa em nossa intimidade, retirada do site www.momento.com.br ou se trabalhar o texto com o título Uma escola chamada Terra. Nas partes em negritos deve-se fazer perguntas aos evangelizandos.

         Segundo momento: escrever no quadro a frase dita por Jesus:

“Bem aventurados os mansos e pacíficos, porque herdarão a Terra.”

         Terceiro momento: conversar com os evangelizandos a respeito da história.

          O que não está bom no mundo atual? Como gostaria que fosse o mundo?

          Como acha que o mundo pode mudar? O que é preciso mudar em nosso mundo?

          O que cada um pode fazer para contribuir nessas mudanças?

          Você acha que cada um é importante nisso tudo e pode fazer alguma diferença para contribuir com a melhoria do lugar onde vive?

         Quarto momento: perguntar aos evangelizandos o que eles acham que Jesus quis dizer com a frase escrita no quadro. O que devemos entender por mansos e pacíficos? Aquele que diz não às guerras, que tem paciência, não briga, não agride, nem violenta, e fala com doçura e moderação, tem atitudes de paz e de amor.

         Explicar que violência física, verbal ou de pensamentos, geram violência, é lei de ação e reação.

         Há muito mais coragem na não-violência do que na violência. O caminho da paz é o caminho do diálogo, do entendimento fraterno, do perdão.

          O mundo está evoluindo, não pode ficar parado, sempre tudo igual. Jesus prometeu o Reino de Deus na Terra. Um mundo melhor de se viver, para todos, vai acontecer. E nesse mundo chamado de Mundo de Regeneração, os que não são ainda mansos e pacíficos serão como os alunos que repetem de ano, foram reprovados, irão para outra escola (outro planeta), continuar o aprendizado do bem e do amor.

          E aqui na Terra, com os alunos aprovados, teremos então um mundo de paz, de confiança entre todos, de solidariedade, de igualdade. Um mundo onde as guerras, brigas, corrupções, mentiras, preconceitos, roubos, seqüestros serão parte do passado.

          Nos Mundos de Regeneração, a felicidade completa ainda não existe, mas um início de felicidade. Ainda há provas a suportar, mas não há mais expiações dolorosas.

         Quinto momento: pedir que as crianças imaginem como será o Mundo de Regeneração, que será herdado pelos mansos e pacíficos. Distribuir papéis coloridos para que cada evangelizando escreva uma característica que imagina que o Mundo de Regeneração terá.

         Após essa etapa o evangelizador poderá conversar com os evangelizandos sobre as idéias que surgiram. Montar em conjunto um grande painel, onde cada um irá colar o que escreveu. Abaixo algumas sugestões que surgiram em aula.

          Qualquer um poderá andar de dia ou de noite, a qualquer hora, sem medo, pois não haverá ladrões.

          Não haverá guerras.

          Haverá maior confiança entre as pessoas, que se ajudarão mais.

          O homem será menos preocupado com as coisas materiais.

          Não haverá vícios, portanto, não haverá mais indústrias de alcoólicos, cerveja, cigarro, etc.

          Não haverá passarinhos em gaiola, animais enjaulados, cachorros em correntes.

          Não haverá mais sujeira pelas ruas e praças, rios e mares, todo mundo cuidará com carinho de tudo, respeitará, terá uma boa consciência e fará sua parte.

          Ninguém vai passar fome, pois todos saberão dividir o que tem, haverá mais igualdade, uns se preocuparão com os outros.

          Os preconceitos não mais existirão, pois todos se considerarão filhos de Deus, igualmente.

          Não haverá mais desrespeito entre as religiões, todos respeitarão todas as religiões. Jesus não deixou uma religião, Ele só ensinou o amor, a humildade, a mansidão e a servir a todos. Lembrar que Jesus não deixou rituais, nem templos.

          Não haverá mais competições como existem hoje. Se houverem jogos, serão fraternos, sem brigas e raivas por quem ganhou ou perdeu. Sem violências, sem torcidas organizadas que brigam e humilham os adversários. Todos se respeitarão, e ficarão contentes pelos que ganharem.

          Os casais se casarão por amor, terão responsabilidade e respeito. Não haverá mais infidelidade e separações.

          Não haverá malícia, pornografia.

          Na televisão só haverá assuntos necessários e bons, notícias boas, programas educativos.

          As pessoas darão mais importância ao que é do Espírito do que ao corpo. A vaidade, a moda, e os modismos, o consumismo, perderão seu valor. Reinará a simplicidade.

         Sexto momento: só de imaginar como será esse novo mundo, percebemos que muitas profissões deixarão de existir, certos produtos não mais serão consumidos. Enfim, muita coisa irá mudar. Mas, para que tudo isso aconteça, é necessário desde já nos prepararmos, modificando-nos, cada um fazendo a sua parte, onde está, onde mora, com quem convive, dando o seu bom exemplo e não indo na onda dos outros, que ainda não perceberam que o caminho da felicidade passa pelo respeito e amor ao próxima e a tudo que foi criando por Deus.

         Sétimo momento – sugestões de atividades:

         Atividade 1

         Atividade 2

         Atividade 3    Resposta da atividade

         Atividade 3: faça um desenho representando o Mundo Renovado.

         Atividade 4: trabalhar a letra da música Paz pela Paz, de Nando Cordel, em grupos.

         Obs.: veja o arquivo Paz pela Paz para download em Mp3, retirada do site www.ceeak.ch.

         Veja a apresentação A Grande Transição, pág. psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco, em 30 de julho de 2006, no Rio de Janeiro - RJ.

         Prece de encerramento

         Sugestão: Terceiro Ciclo.

         Subsídios ao evangelizador: O Evangelho Segundo o Espiritismo, capítulo 3, item 16.

         


[Aulas]    |    [Imprimir]